quarta-feira, 29 de maio de 2013

Conheça o rapper Shock





O processo de evolução, bateu um papo com o rapper Paulo Henrique Oliveira da Silva, o Shock. O rapper de 22 anos, nascido em Porto Seguro, falou um pouco sobre seu trabalho e sua origem indígena. Confira.







Como é o movimento do rap em Porto Seguro?

Ainda é uma criança engatinhando ta conquistando pouco a pouco espaço e já tem muitos botando as ideias no microfone.


Você começou no rap motivado ai mesmo em Porto Seguro ou a inspiração veio mais pro lado de salvador?

Comecei a ouvir aqui em Porto Seguro quando fui morar em ssa tinha um grupo de rap no bairro chamado pjc que agora é a febre ve os cara ali perto de mim fazendo rap tocando na escola me motivou a escrever também na época eu só escrevia.


O que você ouvia ai em Porto Seguro?

O primeiro som de rap a invadir a cidade foi os Racionais depois vieram os gringos e eu mergulhei nesse mundo rap lembro que tinham lançado o famoso aparelho mp3 quando eu ganhei um baixei todos os sons de vários rappers ficava o dia todo ouvindo rap.


Que idade você tinha quando começou a entrar nessa onda?

Comecei a ouvir rap com 13 ou 14 por ae e aos 16 comecei escrever.


E quando você realmente começou a tirar as letras do papel?

Logo que comecei a escrever já cantava na escola e na rua. Ja gravar foi uma parada que eu imaginava ser algo de sair da cidade investir pesado. Mas quando eu retornei a salvador me aproximei de uma galera que foi essencial no meu primeiro EP. Eu vi que era uma parada simples gracas a tecnologia né e galera se especializou nesse bang de produzir gravar fazer beat la em porto seguro esse mundo era imaginário.


E que galera foi essa?

São meus manin abraçarão meu trampo e fizeram o sonho acontecer. LEFS. BERG TED. a molekada de DNX e agora meu parceiro DIMANO que vai se envolver no segundo disco.


Em qual ano você veio pra salvador?

Fui morar em ssa pela primeira vez em 2004 voltei em 2006. 2009 eu fui morar em ssa novamente e to aqui ate hoje, mas como toda minha família e amigos moram em porto seguro to sempre por lá.


Qual seu primeiro som a ser gravado?

Meu primeiro som gravado foi RESISTÊNCIA parceria com meu mano LEFS.


Como é sua atuação no freestyle e batalhas de mc?

Sou um amante do freestyle antes de escrever eu fico fazendo um bom free pra desenvolver o flow e levada do som que vou gravar ultimamente não tenho frequentado as rodas e batalhas devido ao meu trabalho como só ocorrem finais de semana fica difícil colar.


Mas você costumava frequentar alguma batalha?

Eu frequentava o MAISUM e la em porto seguro o TACA NO BALDE.


Você só assistia ou batalhava também?

batalhava também ou tentava. (risos)


Como anda seu trabalho atualmente, seus projetos já realizados e o que ha de vir.

Atualmente to lançando alguns sons na internet pra galera conhecer meu som e ao mesmo tempo trampando no meu segundo disco também to firmando parcerias de incentivo para os manos de porto seguro expressar suas ideias no rap e fortalecer a cena.


Qual mesmo o nome do seu primeiro disco?

O SILÊNCIO MATA AOS POUCOS ep com 9 faixas e parcerias com DNX, LEFS, L.O de recife.


Você lançou atualmente dois sons no esfera hip hop, conte um pouco sobre eles.

CÃES FAMINTOS e CORAÇÃO PLASTICO foi muito foda o jeito que abraçarão esses sons os caras me mandavam msg -POW O SOM FICOU DA ORA!. Cães famintos eu fiz numa época bem conturbada da minha vida tava bem sensível a enxergar coisas ao meu redor cães que avançam quando você ta por baixo. CORAÇÃO PLASTICO foi uma parada de admirador do estilo rock curto muito, e quando peguei aquela base me ousei a fazer um som uma historia melancólica bem ao estilo rock sem perder o bom flow de rap.


Em relação a isso, você já pensou em pular pra esse estilo também?

Não, rock foi uma influencia de dois grandes amigos hoje é um dos estilos que eu mais curto mas sé como bom admirador, e musica é um bang que facilmente você mistura sem pular de um ritmo para outro.


Fale um pouco sobre esse álbum que você esta trabalhando.

Então, talvez seja o mais importante quero expor ao máximo minha raiz indígena nossa luta nossos heróis é um povo esquecido que a tv só mostra como invasores de terra nem mesmo as escolas compartilham da historia indígena que é a mais importante do pais.


Conte um pouco sobre sua raiz indígena.

Eu já cresci completamente longe desse mundo a vó da minha vó como ela mesma fala foi criada no mato na aldeia minha família descende dos PATAXÓ HÃ HÃ HÃ ate hoje existentes em todo extremo sul da Bahia desde novo ouvindo as historia que minha vó contava, eu ficava mais e mais interessado na raiz da gente, me envolvia em projetos de escola me aproximava de parentes da tribo e foi um mundo magico toda minha infância tenho muito orgulho de ter essa raiz no sangue vou levar sempre a cultura comigo.


Alguma das musicas que você lançou atualmente vão estar na ep?

Não, são musicas inéditas.


Você tem algum tipo de atividade, tipo grafite, skate, etc.

Eu gosto de dar um role pela orla de skate já fiz break também mas hoje só atividade nas cordas vocais mesmo. (risos)


Você ira se apresentar em algum evento atualmente?

Dia 2 agora tem o SHOCK no PITUACU TAMBEM TEM RAP no parque metropolitano de pituacu em ssa. Também vai ter vários outros grupo de rap la vai ser foda.


De onde vem o nome Shock?

Shock vem da TROPA DE CHOQUE quando eu fui pra salvador a gente tava jogando bola e um colega nosso disse algo enquanto a tropa passava os caras ouviram e vieram para o meio da quadra deram maior esporro na galera. Quando eu voltei para porto seguro e contava esse bagulho a galera me zuava me chamava de choque eu ja tava na vibe de rap abracei o apelido, mas antes disso tudo eu usava LIL SLIM.


Porque lil slim?

Ligado nos sons gringos na época acabei criando esse vulgo nunca tive muitos músculos por isso SLIM.


Tem algum rapper que você gostaria de gravar um som?

Tem uns cara que eu admiro técnica de rimas as ideias, ficaria honrado de fazer um som com DIMANO, ODDISH, FELIPE GURIH, PRETO DR entre mas também no meu corre sozim num reclamo não, e gravei som com grandes amigos.


Fora o cd, você ta lançando algum outro trabalho?

To fazendo um web clipe breve breve to lançando ae, do ultimo som que eu vou lançar na internet antes do disco.


Artistas que te inspiram?

Toda old school principalmente 2pac big small, entre no cenário nacional desde racionais a emicida esses dentro do rap porque eu curto muito o som mpb rock reggae musicas com boas mensagens.


Defina sua musica.

Eu procuro abordar novos temas e também tocar na mesma tecla de protesto mas com uma visão diferente, meu estilo de rima é bem free eu não tive tempo ainda de mostrar minha real intenção de misturar o rap e o som da natureza indígena.









Ouça Cães Famintos e Coração Plastico, os últimos sons lançados pelo rapper.








Cães Famintos: https://soundcloud.com/shock-fjv-1/shock-c-es-famintos


Coração Plastico:
https://soundcloud.com/shock-fjv-1/shock-cora-o-pl-stico


















Por: Tay Oliveira
Fotos: Esfera hiphop

Um comentário: